top of page

O que é oncogenômica

Precisão. Essa é a palavra que pode simplificar a oncogenômica, especialidade que busca identificar variantes genéticas hereditárias associadas ao câncer. Essas mutações, caso ocorram e sejam encontradas em um paciente, possibilitam que sejam aplicadas estratégias para rastreamento e prevenção de tumores.


A possibilidade de evitar o câncer é o objetivo da oncogenômica. Claro que o conhecimento técnico é um requisito do meio médico e científico, mas entender que existe a medicina genômica pode ser importante para você e suas gerações futuras.


Se houver vários casos de um mesmo tipo de câncer na família, é importante buscar especialistas em oncogenômica. Essa observação também se estende para outras condições, como doenças cardiovasculares ou neurodegenerativas (como Parkinson e Alzheimer).


Além disso, a oncogenômica atua também com pessoas que já foram diagnosticadas com câncer, para descobrir se a doença está associada a um fator genético e, caso positivo, ajudar a prevenir novos tumores. E atualmente, com o avanço das terapias-alvo no tratamento do câncer, a medicina genômica pode realizar testes genéticos para descobrir quais medicamentos podem ser mais eficazes. A oncogenômica cresce cada vez mais

172 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page