top of page

Por que o câncer se desenvolve nos rins?

Os rins são um par de órgãos localizados na parede póstero-superior da cavidade abdominal um a cada lado da coluna vertebral. Ambos estão protegidos pela parte inferior da caixa torácica. Sobre cada um dos rins estão as glândulas suprarrenais. Os rins têm a função principal de filtrar o sangue e remover o excesso de água, sal e resíduos pela urina. A urina segue pelos ureteres até a bexiga, onde é armazenada até o momento de ser eliminada.


Todos os anos, no mundo, cerca de 430 mil pessoas são diagnosticadas com câncer de rim. A doença é 12º tipo de câncer mais comum e é duas vezes mais frequente em homens do que nas mulheres.


Ele surge nas células do rim que começam a se multiplicar de forma desordenada. Embora se desenvolva como uma massa única (tumor) dentro do rim, às vezes, existem 2 ou mais tumores em um dos rins ou em ambos simultaneamente.


Existem alguns tipos de câncer que se desenvolvem nos rins e cada um deles tem características diferentes. O tipo mais comum é o carcinoma de células claras, corresponde a cerca de 90% dos cânceres renais.


A maioria dos casos da doença ocorre em pessoas com mais de 50 anos


Conheça alguns fatores de risco que estão relacionados ao desenvolvimento da doença

  • Tabagismo: fumar qualquer produto derivado do tabaco dobra o risco de desenvolver câncer de rim

  • Obesidade: estar muito acima do peso ou obeso aumenta o risco da doença

  • Pressão alta (hipertensão)

Outros fatores também têm relação com o desenvolvimento do câncer de rim:

  • Exposição a alguns produtos químicos: asbesto, chumbo, cádmio amianto, coque usados na fabricação de aço), benzeno, herbicidas e solventes orgânicos

  • Doença renal avançada e uso prolongado de diálise

  • Algumas síndromes genéticas como a doença de von Hippel-Lindau ou carcinoma de células renais papilífero hereditário

  • ​História familiar de câncer renal

1.001 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page