top of page

Movimento global convoca a sociedade à difundir mensagens de prevenção do câncer

Na próxima terça, dia 4, é celebrado o World Cancer Day, data de conscientização mundial sobre a doença que resulta, anualmente, em 18 milhões de novos casos e mais de 9 milhões de mortes


Trazendo em 2020 o lema #IAmAndIWilll, o movimento global #WorldCancerDay - www.worldcancerday.org, liderado pela Union for International Cancer Control (UICC), acontecerá na próxima terça, dia 4, simultaneamente em todo o planeta por meio de engajamento de empresas públicas e privadas, ações governamentais e iniciativas individuais de pessoas anônimas e públicas.


O objetivo da campanha #IAmAndIWilll | #EuSouEuVou é conscientizar a sociedade sobre a importância da adoção dos hábitos de vida que propiciam a prevenção do câncer, assim como difundir a importância de manter as pessoas bem informadas e com acesso ao que há de melhor em diagnóstico, tratamento e reabilitação.


Engajado nesse propósito, o Instituto de Urologia, Oncologia e Cirurgia Robótica Dr. Gustavo Guimarães (IUCR), contribuirá por meio da produção de conteúdo qualificado em seus canais de Comunicação, principalmente sobre os tipos mais comuns de câncer na população brasileira.


“Assim como os organizadores, nós também acreditamos que toda ação individual tem o potencial de fazer a diferença para nós mesmos, para as pessoas que amamos e para o mundo. Para mim, falar sobre prevenção do câncer e, de certa forma, impactar positivamente a tomada de decisão das pessoas, é um compromisso pessoal”, destaca Dr. Gustavo Guimarães, nosso diretor.

O câncer é a segunda maior causa de mortalidade do mundo, registrando 9,6 milhões de mortes por ano. De acordo com o levantamento Globocan, da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 18 milhões de pessoas recebem, anualmente, o diagnóstico de câncer. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para 2019 foi de 600 mil novos casos de câncer no país.


PRINCIPAIS MENSAGENS

O movimento #WorldCancerDay, por meio da iniciativa #IAmAndIWill, convoca a todos para a difusão das principais mensagens da campanha:


  • Um terço dos casos de câncer são preveníveis por meio de adoção de um estilo de vida saudável.

  • As principais medidas são não fumar, beber com moderação, praticar atividade física, adotar uma dieta equilibrada, não se expor ao sol sem proteção, evitar a infecção por vírus como HPV por meio da vacinação e praticar sexo seguro.

  • As mutações hereditárias respondem por até 10% dos casos de câncer

  • O câncer é a segunda principal causa de morte em todo o mundo, sendo que 70% das mortes por câncer acontece em países de baixa renda

  • Até 3,7 milhões de vida poderiam ser salvas a cada ano por meio da implementação de estratégias apropriadas para prevenção e do melhor acesso à detecção em fase ainda precoce de desenvolvimento da doença e ao tratamento adequado para cada caso.

  • O custo econômico anual total do câncer é estimado em US$ 1,16 trilhão.

  • Se 11 bilhões de dólares – aproximadamente a receita anual da Netflix – fossem investidos na prevenção do câncer em países de baixa e média renda, seria possível economizar até 100 bilhões de dólares em tratamentos relacionados ao câncer

  • Se os cerca de 50 milhões de pessoas que ainda estão vivas 5 anos após receberem o diagnóstico de câncer dessem as mãos e formassem uma corrente humana, eles dariam uma volta completa no planeta, e ainda poderiam começar outra

54 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page