top of page

Mitos e verdades sobre o câncer de mama

Atualizado: 6 de out. de 2020

Apesar do câncer de mama ser o segundo tipo de câncer mais incidentes no Brasil, ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto.


Dra. Andrea Paiva Gadelha Guimaraes, nossa Oncologista Clínica relacionou os principais mitos e verdades sobre a doença. Confira:



Vou ter câncer de mama porque tenho casos de câncer de mama na minha família.

Mito. Apenas cerca de 10% dos casos de câncer de mama tem relação com a hereditariedade. Porém, quem possui histórico familiar de câncer de mama, principalmente em parentes de primeiro grau (mãe, irmã, filha), e se o câncer apareceu antes dos 40 anos, deve ter mais atenção. Para este grupo de pacientes recomenda-se iniciar os exames de mamografia dez anos antes da idade que essa parente teve o câncer e buscar orientação de um ginecologista ou mastologista.


Todo caroço na mama é câncer

Mito. A maioria dos nódulos que surgem nas mamas são benignos. Porém, ao identificar um caroço no seio é importante procurar um mastologista, independentemente da idade. Mesmo um nódulo benigno pode exigir acompanhamento médico.


Mulher que menstrua mais cedo tem mais chance de ter câncer de mama

Verdade. A menstruação precoce indica que o organismo da mulher está produzindo regularmente os hormônios progesterona e estrogênio, esse último estimula a proliferação das células da glândula mamária e durante esse processo, se houver alteração na produção dessas células, pode ocorrer o câncer.


Câncer de mama são várias doenças

Verdade. Os tipos de câncer de mama são diversos e devem ser classificados de acordo com o tipo, subtipo e estadio. Cada um deles têm suas especificidades e requer um tratamento diferente.


O câncer de mama pode ser causado por uma pancada no seio

Mito. A pancada ou batida na região não é capaz de provocar o desenvolvimento do câncer de mama, mas pode chamar atenção para algum nódulo já existente.


Desodorante spray ou antitranspirante pode causar câncer de mama

Mito. Não há nenhum estudo que evidencie a relação do desodorante spray ou antitranspirante e o desenvolvimento do câncer de mama


O autoexame das mamas substitui a realização da mamografia

Mito. A mamografia é um exame de imagem que consegue identificar lesões na mama ainda no estágio inicial, menores que 1 cm, antes mesmo dessa lesão ser perceptível com a palpação. Por isso, toda mulher após os 40 anos deve fazer a mamografia anualmente.


Sutiã apertado pode causar câncer de mama

Mito. Não há evidências de que qualquer tipo de sutiã pode favorecer o desenvolvimento do câncer de mama


Próteses de silicone contribui para o desenvolvimento do câncer de mama

Verdade. Há alguns relatos de algumas marcas de próteses relacionadas a linfoma (tumoração linfática) mamário, mas não ao carcinoma mamário. Antes de realizar o implante é recomendado passar por uma consulta com o mastologista para descartar qualquer achado.


Amamentar previne o câncer de mama

Verdade. A amamentação reduz o número de ciclos menstruais e, consequentemente, da exposição a certos hormônios femininos que podem estar relacionados ao surgimento de tumores, caso do estrógeno.

1.279 visualizações
bottom of page