top of page

Saiu o resultado da mamografia, e agora?

A mamografia é o principal exames para detecção precoce do câncer de mama, o tumor mais comum no gênero feminino. Esse procedimento deve ser feito anualmente, a partir dos 40 anos, por cada mulher - ou antes, caso haja algum risco aumentado, como histórico da doença na família.



A mamografia também pode ser indicada quando sintomas são identificados, como dores na região ou a presença de nódulos e lesões nas mamas. Mas após feita a mamografia, como entender os resultados desse exame?


Nesse caso é preciso conhecer como funciona o BI-RADS (Breast Imaging Reporting and Data System ou, em português, Sistema de Relatório de Dados sobre Imagem da Mama), que categoriza os resultados da mamografia em um sistema numérico. A padronização também pode ser utilizada para descrever o que foi encontrado em um ultrassom ou ressonância magnética das mamas.


Essa classificação será de 0 a 6 e ajuda os médicos a descreverem o que eles encontraram na mamografia para, de acordo com o resultado, estabelecer de forma uniforme o exame e dar direcionamentos para que o especialista que acompanha o caso defina os protocolos de tratamento.


Recebido o resultado da mamografia, veja o que significa cada numeração:




O resultado da mamografia também incluirá outras informações, como avaliação da densidade da mama (uma descrição da quantidade de tecido fibroso e glandular, que sustenta as mamas e as glândulas, em comparação com o tecido adiposo, conhecido como gordura).


Quanto mais denso forem os seios, maior a dificuldade para encontrar anormalidade nas mamografias. O BI-RADS também possui uma classificação para a densidade mamária, na ordem alfabética A até D, no qual A tem a mama menos densa e composta por mais gordura; e D as mamas extremamente densas. O risco de um câncer de mama pode ser maior nas que receberam a letra D.


O mais importante depois de fazer uma mamografia é conversar com o médico especialista que acompanha o seu caso. Toda a condução clínica será definida por esse profissional, pois dependerá, além do resultado apresentado pelo exame, também do quadro de saúde da paciente.

Comments


bottom of page