top of page

Não tem nenhum caso de câncer nas mulheres da minha família. Preciso me preocupar?

O fato de não haver casos de câncer nas mulheres da sua família não é um fator que vai garantir que você não terá a doença. Apenas cerca de 1 em cada 10 casos de câncer tem origem hereditária, ou seja, teve origem por mutações genéticas transmitidas de pais para filho.


Essa mutação herdada, conhecida também como alteração genética germinativa, já ocorre durante o processo de fecundação do óvulo pelo espermatozoide e pode estar associada ao desenvolvimento de câncer em pessoas mais jovens.


Já a grande maioria, os outros 90%, são esporádicos, isso significa que eles são resultado de fatores de risco diversos, que são adquiridos ao longo da vida. Entre esses fatores de risco estão: o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas em excesso, a exposição à radiação solar sem proteção, uma alimentação desequilibrada, sedentarismo, obesidade, fatores hormonais e a exposição a alguns componentes químicos cancerígenos.


Por isso, sempre procure a prevenção do câncer por meio da adoção de hábitos saudáveis e pela realização de exames regulares de acordo com a sua idade. Esteja atento aos sinais e sintomas que podem indicar o desenvolvimento de um câncer e em caso de dúvida procure avaliação médica.

45 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page