Nódulo no rim: o que pode ser?
- IUCR
- há 6 dias
- 2 min de leitura
Encontrar um nódulo no rim em um exame de rotina é uma situação que costuma gerar preocupação, mas na maioria dos casos, não se trata de algo grave.

Quando isso ocorre, é preciso dar início a uma investigação cuidadosa para ter o diagnóstico assertivo.
O que é um nódulo no rim?
Um nódulo no rim é uma estrutura sólida que se forma no órgão, desencadeada pela multiplicação desordenada das células e pode ser classificado como tumores benignos ou até tumores malignos, como por exemplo o carcinoma de células renais, tipo mais frequente de câncer de rim em adultos. Por isso, nem todo tumor renal é um câncer.
Muitas pessoas confundem nódulo renal com cisto, mas não são a mesma coisa. Os cistos não são sólidos, apresentam uma membrana externa fina que contém um líquido em seu interior, como uma bolha. A maioria deles são condições benignas e não traz riscos.
Geralmente os nódulos são detectados em exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
A maioria nódulos renais são assintomáticos, mas em alguns casos podem vir acompanhados de sintomas, os mais comuns são dor nas costas ou sangue na urina.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico começa com a avaliação clínica e de imagem. Na maioria dos casos, o nódulo é descoberto durante um exame de rotina ou que foi solicitado por outros motivos.
Primeiramente, é preciso identificar a natureza do nódulo e diferenciá-lo de um cisto, por exemplo.
Os principais exames utilizados incluem:
Ultrassonografia abdominal: ajuda a identificar se o nódulo é sólido ou se trata-se de um cisto simples ou complexo;
Tomografia computadorizada: fornece detalhes anatômicos e permite avaliar vascularização e contornos da lesão;
Ressonância magnética: usada para casos específicos, quando há dúvida diagnóstica;
Exames laboratoriais e urinários: complementam a investigação;
Biópsia renal: indicada em situações selecionadas, quando a suspeita de tumor para confirmar se é benigno ou maligno e o tipo de tumor.
O conjunto dessas informações permite classificar o nódulo e definir a melhor conduta de tratamento
Quando procurar um especialista?
Ao identificar o nódulo no rim, não adie a avaliação médica. Busque por um cirurgião uro-oncologista para investigar se esse achado é benigno ou maligno e iniciar o tratamento.