Muitas são ainda as dúvidas sobre a mamografia. Mitos que envolvem o assunto e que acabam inibindo as mulheres de fazerem o exame. Aqui reunimos 8 mitos e verdade sobre mamografia para esclarecer as suas dúvidas. Confira.
1 - A mamografia dói
Verdade. A percepção de dor pode variar de mulher para mulher. A mamografia é um exame muito rápido, como o equipamento comprime as mamas, isso pode causar certo incomodo em algumas mulheres, mas outras não, mas esse desconforto é breve.
2 - Se a mama for maior e densa, a mulher sente mais dor durante a mamografia
Mito. A dor varia de pessoa para pessoa e não tem relação com o volume da mama.
3 - A mamografia deve ser realizada a partir dos 40 anos de idade
Verdade. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que as mulheres façam a mamografia a partir dos 40 anos anualmente. Se houver casos de câncer de mama na família, em parentes de primeiro grau, o rastreamento deve iniciar antes, conforme orientação médica.
4 - Se fizer o autoexame das mamas, não é preciso fazer a mamografia
Mito. O autoexame das mamas deve ser realizado como auto-observação para conhecer o seu corpo e possíveis alterações, mas não substitui de forma alguma a realização do exame de mamografia. Somente a mamografia é capaz de identificar nódulos muito pequenos, que ainda não perceptíveis durante a palpação, uma ferramenta eficaz para o diagnóstico precoce.
5 - A mamografia não deve ser realizada quando a mulher estiver menstruada
Mito. Porém, como no período que antecede a menstruação, as mamas ficam mais sensíveis a dor pode ser potencializada em razão dessa circunstância. Então, se possível é melhor evitar.
6 - Quem usa silicone pode fazer mamografia.
Verdade. O silicone não interfere no exame e nem traz nenhum risco à paciente .
7 - Mulheres em período de amamentação não podem fazer mamografia
Mito. A mamografia não traz nenhum risco à saúde da mãe e do bebê.
8 - A radiação da mamografia faz mal para a saúde.
Mito. A quantidade de radiação é bem pequena e não traz riscos à saúde.