A telemedicina é uma maneira de fazer avaliação médica à distância, ou seja, o paciente pode passar em consulta com o médico, dar continuidade ao tratamento, fazer avaliação diagnóstica e até obter uma segunda opinião médica, sem sair de casa. O Conselho Federal de Medicina aprovou a utilização da telemedicina desde abril do ano passado, em razão da pandemia da Covid-19, como forma de minimizar o contágio pelo coronavírus e evitar que outros problemas de saúde não fossem resolvidos.
Além de contribuir para o distanciamento social e oferecer segurança e comodidade ao paciente que não pode ou prefere não sair de sua residência, a telemedicina também é uma forma mais econômica, pois evita gastos com deslocamentos para chegar até o consultório e, também, possibilita ao paciente ser atendido por um médico que esteja, por exemplo, em outro estado.
A tecnologia nos trouxe essa alternativa e aqui no IUCR estamos atendendo também por telemedicina, uma consulta habitual, onde utilizamos plataformas seguras de comunicação por videoconferência, por meio da internet.
É importante reforçar que quando falamos de câncer, a nossa responsabilidade é ainda maior. O câncer é uma doença complexa e que, na maioria das vezes, exige que o início do tratamento seja imediato, de forma sistêmica e contínua.
Muitos pacientes por medo de contrair o Covid-19 estão deixando de seguir o tratamento e isso impacta principalmente na saúde do paciente. O câncer não espera, ele continua evoluindo, se desenvolvendo.
Sabemos que o diagnóstico precoce, o início do tratamento imediato e a adoção de protocolos individualizados são as bases para o sucesso do tratamento, por isso não pare ou adie o tratamento. O primeiro passo é sempre conversar com o médico para que ele faça uma avaliação individualizada do caso e possa definir a melhor conduta.
Agende sua consulta por telemedicina com a nossa equipe pelo telefone: (11) 3259-3433 ou aqui no nosso site: https://www.iucr.com.br/contato
Comentarios