top of page

Por que é importante buscar a opinião de um médico especialista em câncer urológico

Uma das consultas de rotina importantes a serem realizadas é com um médico urologista. Essa é a especialidade que acompanha a saúde de órgãos genitais masculinos (como próstata, testículo e pênis), e do trato urinário de ambos os sexos (como rins e bexiga). E se durante algum exame houver a suspeita de um câncer, é fundamental ter a avaliação um médico especialista em câncer urológico, o uro-oncologista


Dr. Gustavo Cardoso Guimarães

É o médico uro-oncologista que terá formação e experiência para diagnosticar e tratar os tumores que se desenvolvem no trato urinário, ele está apto a realizar o tratamento cirúrgico do câncer de próstata, pênis, testículos, rins, bexiga, pelve, ureter e adrenal.


Ele atua, em conjunto com outras especialidades, como o patologista, o oncologista clínico, o radio-oncologista e a equipe de suporte para oferecer ao paciente um tratamento oncológico multidisciplinar


O uro-oncologista é, também, especialista em doenças do trato urinário além do câncer, e pode ajudar o paciente oncológico que apresenta condições como sangue na urina, incontinência urinária e infecções na região.

 

Importância de passar por exames de rotina


Muitos tipos de câncer não demonstram sinais em seus estágios iniciais. Ou seja: quando os sintomas aparecem, provavelmente a doença já estará em um estágio mais avançado.


Por isso, é recomendado passar por exames de rotina que podem ajudar a identificar um tumor ainda no início. Quando o diagnóstico do câncer é feito de forma precoce, as chances de sucesso no tratamento crescem para mais de 90%, pois os tratamentos são menos invasivos e a reabilitação do paciente mais rápida.


Quando se fala de trato urinário, é importante passar por um urologista para que sejam avaliados exames, como:


  • Exame de urina, para detectar possíveis infecções ou presença de sangue, além de analisar os rins.

  • Exame de sangue, seja para avaliar os níveis de hormônios e os rins, pode ser possível também, no caso dos homens, olhar o PSA, Antígeno Prostático Específico, que pode levantar suspeitas sobre a presença de um tumor).

  • Exames de imagem, como ultrassonografia, pode ser utilizado para analisar o trato urinário, pois pode identificar possíveis anomalias em partes como bexiga e rins.

  • Se houver a suspeita de um tumor no trato urinário, o médico poderá solicitar outros exames, como a biópsia, que é a análise definitiva para verificar se o tumor é ou não um câncer. A biópsia pode ser feita após uma cirurgia, no qual o médico remove um tecido da área suspeita para ser examinado em laboratório.



Sinais do corpo que podem precisar da avaliação de um especialista em câncer no trato urinário


O câncer costuma ser uma doença silenciosa, mas pode manifestar sintomas. Por isso, busque a avaliação médica caso note sinais como:


  • Vontade frequente de urinar;

  • Sensação de fraqueza no trato urinário;

  • Dificuldade para esvaziar a bexiga;

  • Dores nas costas ou na região pélvica;

  • Dores enquanto urina;

  • E, principalmente, sangue na urina.


Esses sintomas não significam que a pessoa tem um câncer, mas sim que é preciso de uma avaliação especializada para ter o diagnóstico mais preciso, pois cada caso deve ser sempre analisado individualmente.

Comments


bottom of page