top of page

4 fatos sobre HPV, o Papilomavírus Humano

HPV não é o mesmo que HIV. Muitas pessoas confundem as duas siglas. Você sabe o que é o HPV? Por que ele é prejudicial? Se ele pode ser curado? Qual a causa? Se existe forma de prevenir? Reunimos aqui 4 fatos sobre o HPV que todos precisam saber. Confira:



FATO 1

O HPV, Papilomavírus Humano é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), contraída principalmente pelo contato sexual (genital ou oral). É muito comum, cerca de 80% dos homens e mulheres sexualmente ativos têm o vírus e, na maioria das vezes, a infecção tem resolução espontânea pelo próprio organismo em um período de 24 meses.


FATO 2

Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, sendo que 40 deles são de alto risco para o desenvolvimento do câncer de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe. Os de tipo 16 e 18 são os responsáveis pela maioria dos casos de câncer de colo do útero.


FATO 3

Apesar da importância do uso de preservativo durante a relação sexual para prevenir as IST’s, o seu uso pode não impedir a infecção pelo HPV, pois o vírus pode estar presente em áreas não protegidas pela camisinha (vulva, região pubiana, perineal ou bolsa escrotal).


FATO 4

Existe uma vacina contra o HPV e está disponível gratuitamente nos postos de saúde. É a principal forma de prevenção contra a doença e os tipos de câncer que ela pode causar. A vacina oferecida pelo Ministério da Saúde no Brasil é a quadrivalente que protege contra os vírus 6, 11, 16 e 18, o câncer de colo de útero e as verrugas genitais. É indicada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Para esse grupo são recomendadas 02 doses da vacina, com intervalos de 06 meses entre elas.


Além desse grupo, ela também é recomendada para homens até 26 anos e mulheres até 45 anos portadores do vírus HIV, transplantados de órgãos sólidos, medula óssea ou em tratamento oncológico. Nesse caso, são recomendadas 03 doses, sendo que a segunda dose é feita após 2 meses da primeira e a terceira dose após 6 meses da primeira dose.





1.252 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page