top of page

5 benefícios da cirurgia robótica

A cirurgia robótica é um procedimento minimamente invasivo, inovador, que tem sido aplicado no tratamento de vários tipos de câncer, com resultados efetivos. A intervenção cirúrgica é realizada por meio de um robô controlado totalmente pelo cirurgião e traz importantes benefícios aos pacientes, desde mais precisão, segurança, menor tempo cirúrgico e de recuperação.


Nossa equipe do IUCR foi pioneira na utilização da técnica que chegou ao Brasil em 2008 e já realizou mais de 4 mil procedimentos. Confira aqui os 5 benefícios da cirurgia robótica:



1 – Mais Precisão

A cirurgia robótica traz como sua aliada uma alta tecnologia que dispõem de recursos capazes de elevar a precisão se comparado com procedimento laparoscópicos ou a cirurgia convencional. A plataforma robótica amplia a imagem do campo cirúrgico em visão tridimensional. Por meio de um monitor de alta definição, o cirurgião visualiza as imagens em 3D do órgão a ser operado, ampliadas em até 15 vezes. Além disso, o robô tem quatro braços articulados, sendo que dois braços atuam como as mãos esquerda e direita do cirurgião e o terceiro braço como a mão do cirurgião auxiliar. Nesses três braços estão acopladas pinças cirúrgicas que fazem as incisões. Elas se movimentam em 360 graus e conseguem acessar regiões estreitas e angulosas, com movimentos de alta precisão, difíceis de serem realizados diretamente pela mão humana.


2 – Mais Segurança

A cirurgia robótica é muito segura. A plataforma possui componentes que foram projetados para reduzir o risco do procedimento, além de usar programa de inteligência artificial que filtra tremores e movimentos indesejados das mãos do cirurgião. Para ter ideia, caso o cirurgião precise retirar o rosto da tela de controle o robô aciona um dispositivo de segurança que trava instantaneamente o equipamento, evitando qualquer dano ao paciente. Além disso, somente cirurgiões certificados, com treinamento específico, podem realizar o procedimento. Esse treinamento envolve uma série de etapas, entre elas a realização de muitas horas de cirurgias em simulador, além de acompanhamento de proctors (cirurgião experiente que realiza o treinamento) durante dezenas de cirurgias.


3 – Incisões menores

As incisões na cirurgia robótica são menores, o que traz um benefício estético maior que procedimentos convencionais.


4 – Menos risco de complicações

Na grande maioria dos casos, a cirurgia robótica traz menor sangramento e diminuição das taxas de transfusão, menor risco de infecção, diminuição da dor. Segundo evidências científicas, quando utilizada para o tratamento do câncer de próstata também possibilita uma recuperação mais precoce da continência urinária e da potência sexual.


5 - Menor tempo de internação e recuperação

No caso da cirurgia robótica, por ser um procedimento minimamente invasivo, com menor incisão e menor risco de complicações como infecção, perda de sangue, a alta hospitalar geralmente ocorre mais rapidamente, assim como a recuperação e a volta as atividades habituais.


1.387 visualizações
bottom of page