Muito tem se falado atualmente sobre a necessidade de lavar as mãos em razão da pandemia do novo coronavírus. Mas o tema é tão importante que a OMS já havia estabelecido uma data para conscientizar mundialmente as pessoas sobre a importância desse ato simples para a prevenção e o controle de infecções.
Durante um dia você já parou para pensar em tudo o que as suas mãos tocam? Celular, dinheiro, cartão, maçaneta, caneta, corrimão, lixeira, banco de ônibus, alimentos, papel, entre outros. E quando você não higieniza as mãos, vários micro-organismos vão se alojando nelas.
Ao higienizar as mãos corretamente, você contribui para evitar a transmissão desses vírus e bactérias e preservar a sua saúde e a de quem está a sua volta. Só que essa atitude ainda não se tornou hábito entre as pessoas.
Quando e como deve ser feita a higienização das mãos? Qual a diferença entre lavar com água e sabão e higienizar com álcool em gel?
Preparamos um guia que explica responde todas essas dúvidas. Leia e previna-se!
Quando higienizar as mãos?
Antes de comer ou manusear alimentos;
Após de usar o banheiro;
Após assoar o nariz, tossir ou espirrar;
Antes de fazer ações que incluam o contato com mucosas corporais (por exemplo, colocar ou retirar lentes de contato);
Após ocar animais;
Após manusear resíduos (por exemplo, lixo doméstico);
Após usar transportes públicos;
Antes e após tocar doentes ou feridas (cortes, arranhões, queimaduras etc);
Antes e após uma visita a um doente internado (hospital ou outra instituição).
Álcool em gel x água e sabão
A higienização com álcool em gel pode substituir a água e sabão na higiene de mãos quando elas não estiverem visivelmente sujas. Esse produto consegue eliminar os microorganismos e deixar as mãos limpas