top of page

Câncer de testículo é o tumor mais comum entre homens jovens

Apesar de ser considerado raro, representando apenas 5% dos casos de câncer na população masculina, o câncer de testículo é o tipo de tumor mais comum entre os homens jovens. Por isso, é importante conscientizar os meninos, desde a adolescência, a estarem atentos às alterações que podem surgir.


No caso do câncer de testículo, a forma mais eficiente de detectar precocemente é por meio do autoexame, ou seja, fazendo a palpação do órgão todos os meses.


Na maioria dos casos, os primeiros sintomas são o aumento do volume do órgão ou a presença de nódulo endurecido e indolor na região. Além disso, outros sintomas que merecem atenção são: mudança na consistência dos testículos, sensação de peso no saco escrotal, dor incômoda no baixo ventre ou na virilha, dor ou desconforto no testículo ou no saco escrotal, crescimento de pelos faciais e corporais em meninos muito jovens e dor lombar.

O câncer de testículo é mais comum em homens que tiveram criptoquirdia, disfunção em que os testículos não desceram para o escroto antes do nascimento (homens que passaram por cirurgia para corrigir esse problema também correm maior risco), que sofreram traumatismo na região, homens inférteis ou com atrofia nos testículos, com histórico familiar de câncer de testículo, portadores de síndrome de Klinefelter, de HIV ou que fazem uso de maconha.

No início, o câncer de testículo, pode ser confundido com outras doenças, por isso, ao observar qualquer alteração, é fundamental procurar avaliação médica. Como a doença tem crescimento rápido, quanto antes for diagnosticada maiores são as chances de cura.



PARA SABER MAIS SOBRE O CÂNCER DE TESTÍCULO, ASSISTA OS VÍDEOS COM NOSSOS ESPECIALISTAS






659 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page