top of page

90% dos casos de câncer estão relacionados a fatores ambientais.


É fato que a incidência do câncer tem crescido consideravelmente na população em geral ao longo dos anos. Essa realidade está relacionada ao aumento da expectativa de vida, ou seja, hoje em dia as pessoas têm envelhecido e vivido mais. O envelhecimento celular e a diminuição da capacidade das células de se regenerar fazem com que o aparecimento do câncer seja mais incidente na população de idosos.


Por outro lado, a doença hoje em dia é mais conhecida, as pessoas estão mais bem informadas e a oncologia também tem evoluído e apresentado novas possibilidades de tratamento e melhores resultados.


Já é comprovado cientificamente que cerca de 90% dos casos de câncer estão relacionados aos fatores ambientais, aqueles que podem ser modificados por alteração de comportamentos e hábitos de vidas saudáveis. Fatores como cigarro, álcool, poluição, radiação solar, vírus, alimentação inadequada, sedentarismo, são reconhecidos como os principais causadores do problema.


Apenas 10% dos casos tem origem genética. “Os tumores hereditários, em geral, aparecem antes dos 50 anos de idade. É preciso estar atento a esse fator se houver casos de câncer na família, principalmente, entre parentes de primeiro grau”, afirma Dr. Gustavo Guimarães, cirurgião uro-oncologista do IUCR.


Dr. Gustavo alerta ainda que a alimentação inadequada é responsável por até 30% dos casos de câncer no Brasil, e por aproximadamente 35% das mortes pela doença. O câncer de pele responde por 33% de todos os diagnósticos da doença no país. Já 30% das mortes por câncer estão relacionadas ao tabagismo, sendo que 90% dos casos de câncer de pulmão ocorrem em fumantes.


Para combater o câncer, a receita envolve atitude, principalmente, relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce. Quando o câncer é identificado no início, as chances de sucesso no tratamento podem superar 90%. Por isso, evite os fatores de risco e faça os exames de rotina anualmente.



1.217 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page