top of page

Por que o câncer pode se espalhar para outros órgãos?

Dr. Gustavo Cardoso Guimarães responde uma pergunta muito frequente entre os pacientes: por que o câncer pode se espalhar para outros órgãos?




Para entender a causa o motivo pelo qual o câncer pode se espalhar para outros órgãos, antes precisamos trazer aqui alguns fatos sobre o câncer.


O câncer ocorre quando as células de algum órgão ou tecido começam a se multiplicar de forma desordenada e sem controle porque há alguma falha durante o processo de divisão celular - que é comum e acontece o tempo inteiro em nosso organismo. Geralmente, o sistema imunológico está atento a quaisquer falhas nessas células para "corrigir" quando necessário.


Porém, quando essa correção não ocorre pode surgir um tumor, que é basicamente a concentração dessas células anormais em uma parte do corpo. Se não for tratada a tempo, essa divisão celular descoordenada continuará a ocorrer e poderá se espalhar para outras regiões próximas, como órgãos, glândulas e tecidos. Esse processo, chamado de metástase, significa que o câncer não está mais localizado na região em que teve origem e já atingiu outras regiões.


Por isso, é tão importante que o diagnóstico da doença aconteça o quanto antes, na fase inicial, antes de ocorrer metástase. Assim, o tratamento será menos invasivo e com mais chances de sucesso. Existem casos em que uma única cirurgia pode ser suficiente para remover o câncer por completo, por exemplo.


Também sempre observar sinais de alteração no organismo e periodicamente passar por consulta e fazer os exames de rotina. Se alguma doença como o câncer surgir, é melhor saber no início para começar o tratamento o mais breve possível.

1.248 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page