Cinco fatos que você precisa saber sobre o câncer de bexiga

O câncer de bexiga é uma das neoplasias mais comuns do trato urinário. No mundo é nono tipo mais incidente. A estimativa é que em 2019 sejam diagnosticados no Brasil 9.480 novos casos da doença. Saiba mais sobre o tema.


Fato 1

O câncer de bexiga é mais frequente em homens e duas vezes mais em brancos do que em negros. O pico de incidência ocorre entre os 60 e 70 anos de idade


Fato 2

O tabagismo é o principal fator de risco para desenvolvimento do câncer de bexiga. Fumantes têm 3 vezes mais chances de ter a doença do que os não fumantes.


Fato 3

Não beber líquidos diariamente, em quantidade suficiente, pode aumentar o risco de desenvolvimento do câncer de bexiga.


Fato 4

Sangue na urina (hematúria) é o primeiro sinal de alerta do câncer de bexiga. Dependendo da quantidade de sangue, a urina pode ter uma cor alaranjada, vermelha escura ou a cor natural mesmo, onde pequenas quantidades de sangue somente são identificadas por exame de urina. Alterações nos hábitos urinários ou sintomas irritativos também são outros possíveis sinais de alerta.


Fato 5

O câncer de bexiga pode ser diagnosticado com a realização de exames de urina e de imagem (tomografia, ressonância magnética e ultrassonografia), cujas lesões suspeitas serão confirmadas por meio de uma cistoscopia.


1,907 visualizações
logo-negativo-novo.png
logo-fb.png
logo-linkedin.png
logo-youtube.png
Médico responsável: Dr. Gustavo Cardoso Guimarães - CRM/SP 80506
Copyright © Instituto de Urologia, Oncologia e Cirurgia Robótica Dr. Gustavo Guimarães. Todos os direitos reservados