top of page

Mitos e Verdades sobre o câncer

Aqui reunimos algumas das principais dúvidas sobre o câncer. Veja se é mito ou verdade.



O câncer é uma doença única

Mito. O câncer é um conjunto de mais de 100 doenças que ocorrem quando as células de algum órgão ou tecido começam a se multiplicar desordenadamente e sem controle, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se pelo corpo.

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Cada tipo de câncer tem características e comportamentos diferentes, portanto tratamentos diferentes também.

O câncer é contagioso

Mito. Mesmo os tipos de câncer que são causados por vírus não são contagiosos, ou seja, não são transmissíveis de uma pessoa para a outra.

O tabagismo é um dos principais fatores de risco para desenvolvimento do câncer

Verdade. O tabagismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer: leucemia mielóide aguda; câncer de bexiga; de pâncreas; fígado; colo do útero; esôfago; rim e ureter; laringe (cordas vocais); cavidade oral (boca); de faringe (pescoço); estômago; cólon e reto; de traquéia, brônquios e pulmão.

No Brasil, cerca de 428 pessoas morrem por dia por causa da dependência a nicotina. O maior peso é dado pelo câncer, doença cardíaca e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Das mortes anuais causadas pelo uso do tabaco 23.762 são por câncer de pulmão e 26.651 por outros cânceres.

Comida industrializada aumenta as chances de ter câncer

Verdade. Alimentos industrializados, ultraprocessados, embutidos, ricos em sódio e açúcar influenciam no desenvolvimento do câncer Entre eles estão: biscoitos recheados, salgadinhos, presunto, mortadela, salame, lasanhas e pizzas congeladas, macarrão instantâneo, bebidas açucaradas.

Microondas causa câncer

Mito. A radiação do equipamento não altera a estrutura química ou molecular do alimento, ela apenas gera calor para cozinhar/aquecer o alimento. O forno de micro-ondas emite uma forma de radiação não ionizante classificada como possivelmente cancerígena para seres humanos, mas a estrutura do forno está preparada para que a radiação não extravase para o ambiente externo.

Rancor e tristeza causam câncer

Mito. Não há nenhum estudo científico que comprove essa teoria. A maioria dos casos de câncer tem como causa os fatores ambientais como alimentação desequilibrada, tabagismo, obesidade, sol sem proteção, consumo excessivo de bebida alcoólica, alguns vírus. Apenas cerca de 10% são de origem hereditária.


O câncer é hereditário

Mito. A maioria dos cânceres não é hereditária, apenas cerca de 10% tem relação com alteração genética, ou seja, a pessoa ao nascer já tem uma mutação do gene herdada, que indica o risco aumentado para desenvolvimento do câncer. Os fatores de risco mais incidentes são os ambientais, aqueles que podem ser evitados, como a alimentação, o tabagismo, a obesidade, o sol sem proteção, consumo exagerado de bebida alcoólica, entre outros

Se o câncer não voltar em cinco anos a pessoa está curada.

Mito. Existem tipos de câncer que a recidiva pode ocorrer, na maioria das vezes, nos primeiros cinco anos e outros tipos que podem ultrapassar esse período.

O câncer pode ser prevenido

Verdade. Cerca de 1/3 dos casos poderiam ser evitados com iniciativas comportamentais, como a adoção de hábitos saudáveis, entre eles: realizar atividades físicas regularmente, manter o peso adequado, adotar alimentação equilibrada ( rica em frutas, verduras e legumes e pobre em açúcares, alimentos industrializados, processados, embutidos), não fumar, evitar o consumo excessivo de álcool, não se expor ao sol sem usar proteção, usar preservativo durante a relação sexual.

O câncer tem cura

Depende. Alguns tipos de câncer podem ser curados, e essa possibilidade está diretamente relacionada ao diagnóstico precoce, ou seja, se descoberto em estágio inicial as chances de cura são maiores.

1.736 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page