top of page

Mitos e Verdades sobre o câncer

Aqui reunimos algumas das principais dúvidas sobre o câncer. Veja se é mito ou verdade.



O câncer é uma doença única

Mito. O câncer é um conjunto de mais de 100 doenças que ocorrem quando as células de algum órgão ou tecido começam a se multiplicar desordenadamente e sem controle, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se pelo corpo.

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Cada tipo de câncer tem características e comportamentos diferentes, portanto tratamentos diferentes também.

O câncer é contagioso

Mito. Mesmo os tipos de câncer que são causados por vírus não são contagiosos, ou seja, não são transmissíveis de uma pessoa para a outra.

O tabagismo é um dos principais fatores de risco para desenvolvimento do câncer

Verdade. O tabagismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer: leucemia mielóide aguda; câncer de bexiga; de pâncreas; fígado; colo do útero; esôfago; rim e ureter; laringe (cordas vocais); cavidade oral (boca); de faringe (pescoço); estômago; cólon e reto; de traquéia, brônquios e pulmão.

No Brasil, cerca de 428 pessoas morrem por dia por causa da dependência a nicotina. O maior peso é dado pelo câncer, doença cardíaca e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Das mortes anuais causadas pelo uso do tabaco 23.762 são por câncer de pulmão e 26.651 por outros cânceres.

Comida industrializada aumenta as chances de ter câncer

Verdade. Alimentos industrializados, ultraprocessados, embutidos, ricos em sódio e açúcar influenciam no desenvolvimento do câncer Entre eles estão: biscoitos recheados, salgadinhos, presunto, mortadela, salame, lasanhas e pizzas congeladas, macarrão instantâneo, bebidas açucaradas.

Microondas causa câncer

Mito. A radiação do equipamento não altera a estrutura química ou molecular do alimento, ela apenas gera calor para cozinhar/aquecer o alimento. O forno de micro-ondas emite uma forma de radiação não ionizante classificada como possivelmente cancerígena para seres humanos, mas a estrutura do forno está preparada para que a radiação não extravase para o ambiente externo.

Rancor e tristeza causam câncer

Mito. Não há nenhum estudo científico que comprove essa teoria. A maioria dos casos de câncer tem como causa os fatores ambientais como alimentação desequilibrada, tabagismo, obesidade, sol sem proteção, consumo excessivo de bebida alcoólica, alguns vírus. Apenas cerca de 10% são de origem hereditária.


O câncer é hereditário

Mito. A maioria dos cânceres não é hereditária, apenas cerca de 10% tem relação com alteração genética, ou seja, a pessoa ao nascer já tem uma mutação do gene herdada, que indica o risco aumentado para desenvolvimento do câncer. Os fatores de risco mais incidentes são os ambientais, aqueles que podem ser evitados, como a alimentação, o tabagismo, a obesidade, o sol sem proteção, consumo exagerado de bebida alcoólica, entre outros

Se o câncer não voltar em cinco anos a pessoa está curada.

Mito. Existem tipos de câncer que a recidiva pode ocorrer, na maioria das vezes, nos primeiros cinco anos e outros tipos que podem ultrapassar esse período.

O câncer pode ser prevenido

Verdade. Cerca de 1/3 dos casos poderiam ser evitados com iniciativas comportamentais, como a adoção de hábitos saudáveis, entre eles: realizar atividades físicas regularmente, manter o peso adequado, adotar alimentação equilibrada ( rica em frutas, verduras e legumes e pobre em açúcares, alimentos industrializados, processados, embutidos), não fumar, evitar o consumo excessivo de álcool, não se expor ao sol sem usar proteção, usar preservativo durante a relação sexual.

O câncer tem cura

Depende. Alguns tipos de câncer podem ser curados, e essa possibilidade está diretamente relacionada ao diagnóstico precoce, ou seja, se descoberto em estágio inicial as chances de cura são maiores.

1.729 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page