top of page

O que é radioterapia?

Ao lado da quimioterapia e da cirurgia, a radioterapia é um dos procedimentos indicados para o tratamento do câncer. Ela pode ser realizada isoladamente ou em conjunto com os demais procedimentos. A definição leva em consideração as características do câncer e o estado clínico do paciente. A quantidade de sessões, a intensidade e quantidade de radiação também são definidas pela equipe médica para cada caso.



A radioterapia utiliza radiação ionizante (como o raio-x) para atacar as células cancerígenas. Ela pode ser externa, quando um equipamento como o acelerador linear, que emite a radiação próxima ao paciente e direciona para a área onde está localizado o tumor.


Essa radiação afeta o DNA das células, ou seja, o núcleo responsável pela reprodução celular. As células cancerígenas possuem menor capacidade de regeneração, sendo muito mais afetadas pela radiação do que as células saudáveis. Uma vez destruída, a célula cancerígena praticamente não se regenera, mitigando o aparecimento e disseminação do tumor.


Outra forma da radioterapia é a braquiterapia , que consiste numa forma de radioterapia interna , onde aplicadores são posicionados diretamente sobre a pele do paciente na região afetada pelo câncer, e que são conectados à fonte de radiação, levando a emissão da radiação a curta distância diretamente sobre a lesão. Esta forma de tratamento pode necessitar de anestesia para ser realizada.


Efeitos colaterais


Alguns efeitos colaterais podem surgir após a realização das sessões de radioterapia. Entre eles o mais comum são as que acometem a pele da região irradiada, como: vermelhidão, secura, coceira e ardência. Além disso, náuseas e diarreias podem ocorrer, principalmente se a radiação for aplicada na região do abdômen.

888 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page