top of page

O que fazer quando receber o diagnóstico de um câncer?

Receber o diagnóstico de um câncer, geralmente, é um momento difícil, que traz muitas inseguranças. Mas é importante lembrar que o câncer é uma doença tratável e que quanto mais cedo for descoberta e tratada, maiores são as chances de sucesso.




Dr. Gustavo Cardoso Guimarães, diretor do IUCR, traz aqui algumas atitudes que você pode ter nesse momento de diagnóstico, confira:


A primeira coisa a ser feita é criar um vínculo com a equipe médica que vai te acompanhar, que deve ser especializada no tratamento do câncer. Perguntar tudo o que vier a sua cabeça, esclarecer todas as suas dúvidas e participar da decisão do seu tratamento.


A partir disso, é fundamental confiar nessa equipe e seguir todas as orientações que forem passadas a você, quer seja pelo cirurgião oncológico, oncologista clínico ou radioterapeuta.


O tratamento do câncer deve ser multidisciplinar e você terá contato com uma equipe muito completa.


Outro ponto importante. Você precisa buscar ajuda de uma rede de apoio nessa jornada, um familiar ou um amigo de confiança para estar com você durante as consultas, as sessões de quimioterapia, ou de radioterapia, para compartilhar os seus sentimentos e dificuldades.


Não queira dar conta de tudo sozinho, tem tarefas que você pode repassar para alguém fazer. Não se pressione.


Procure também realizar o que te dá prazer: ler bons livros, ver filmes, descansar, ir a lugares que gosta de estar e, se liberado pelo médico, fazer exercícios físicos.


Se for necessário, busque ajuda de um psicólogo, a sua saúde mental e emocional também precisam de atenção. Fortaleça também a área espiritual, a sua crença e a sua fé.


Lembre-se que é um dia de cada vez. E que é importante celebrar cada conquista. A sua atitude positiva perante esse momento da sua vida é muito importante.

328 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page