top of page

5 motivos para o cirurgião se especializar em cirurgia robótica?

Para estar apto a realizar procedimento cirúrgico com a tecnologia robótica, o cirurgião precisa passar por um treinamento rigoroso de capacitação. Atuar em cirurgia robótica é estar inserido na evolução do tratamento cirúrgico com a mais moderna tecnologia.



Confira cinco motivos para s tornar especialistas em cirurgia robótica:


1 – A área de cirurgia robótica está crescendo de forma exponencial. Apenas em 2020, no mundo, mais de 1 milhão de pessoas foram operadas com a utilização da técnica. Existem quase 5 mil robôs cirúrgicos instalados, em um mercado de mais de 60 bilhões de dólares. No Brasil, há em torno de 85 robôs e em 2019 foram cerca de 13 mil cirurgias realizadas, com um crescimento anual/médio de 15%. Considerando que a tecnologia chegou ao país há menos de 15 anos, existe ainda um número pequeno de profissionais aptos ao manejo da plataforma e isso abre uma janela de oportunidades para se destacar nesse mercado.


2 – Novos players da indústria estão entrando no mercado com o lançamento de novos robôs, o que tende a diminuir os custos de implementação, ampliar o acesso à tecnologia, aumentando a quantidade de equipamentos instalados.


3 - Outros recursos tecnológicos como Big Data, “Machine Learning” e Conectividade serão incorporados progressivamente aos robôs cirúrgicos e isso vai ampliar o horizonte de incremento da qualidade.


4 – A cirurgia robótica já está amplamente estabelecida em diversas especialidades médicas, entre elas a urologia, cirurgia tóracica, cirurgia de cabeça e pecoço, proctologia, gastroenterologia, ginecologia, cardiologia e cirurgia geral.


5 - A cirurgia robótica apresenta benefícios a todos os envolvidos na assistência à saúde. Para os pacientes tem sido eficiente em diminuir morbidades dos procedimentos como dor, tempo de internação, necessidade de transfusão, e em muitos casos mostrado melhora de resultados funcionais e oncológicos. Para os médicos, oferece mais ergonometria, comodidade, tranquilidade, já que amplia a habilidade de acessar áreas mais restritas do corpo com maior eficiência, traz mais segurança, melhora a qualidade da visualização da imagem, tem maior amplitude de movimento, traz mais conforto e tranquilidade, além de permitir maior dedicação ao paciente e melhorar a entrega de valor em saúde. As instituições ganham em mais satisfação do cliente, maior segurança, menor risco a eventos adversos sem perda de receita. E para as fontes pagadoras influi na redução do risco de sinistralidade pela diminuição de complicações e de tratamento adicionais, além de ter em seu portfólio de produtos e serviços uma opção de tratamento inovadora e eficaz, resultando também em um nível maior de satisfação e fidelização.


Como é feita a capacitação dos profissionais para a realização da cirurgia robótica?

O médico cirurgião que vai iniciar nessa técnica primeiro deve fazer uma certificação on-line através do site da empresa fabricante do equipamento robótico para se familiarizar com a tecnologia. Paralelamente, deve realizar também um treinamento em simuladores, com carga horária extensa, para aprender a controlar o aparelho. Nessa etapa existem vários exercícios que simulam as habilidades mínimas necessárias para realização das cirurgias. Depois, esse profissional faz um treinamento presencial, manejando o próprio robô, onde aprende a forma correta de manipulá-lo (in-service). Somente após essas etapas, o cirurgião irá a um centro de treinamento autorizado para fazer os primeiros procedimentos em modelo animal, para só então estar apto a realizar as primeiras cirurgias em humanos. E mesmo neste momento, durante as primeiras cirurgias realizadas, ele deve ter o acompanhamento de um médico cirurgião experiente na técnica, chamado de Proctor, que irá orientá-lo durante todo o procedimento até que ele esteja apto a realizá-lo sozinho.


IUCR e a capacitação em cirurgia robótica

Nossa equipe é pioneira no Brasil na utilização da técnica robótica e já realizou mais de 4 mil procedimentos, além de ter sido responsável pela formação de centenas de cirurgiões.

Oferecemos um Programa de Consultoria e Treinamento em Cirurgia Robótica destinado a instituições, médicos e profissionais da saúde. O Programa tem como objetivos capacitar as Instituições de saúde e suas equipes nas diversas fases de implantação e/ou ampliação do Programa Robótico, treinando e formando profissionais, orientando sobre a aquisição de equipamentos, o melhor aproveitamento dos recursos, processo de implementação da tecnologia para pacientes, segurança do procedimento para todos os envolvidos.



128 visualizações
bottom of page