top of page

O que é a Cirurgia Oncológica?

Uma das principais dúvidas que surgem quando se tem um diagnóstico de câncer é como será o tratamento. Dentre os tratamentos disponíveis, estão a quimioterapia, a radioterapia e a cirurgia para a remoção do câncer. Esses procedimentos podem ser realizados isoladamente ou em conjunto.


Antes de explicarmos o que é cirurgia oncológica, é importante ressaltar que o câncer não é uma doença única, é um conjunto de doenças e, por isso, é muito complexo. Cada tipo de câncer tem subtipos com características diferentes. Só esse fato já mostra a necessidade de um tratamento realizado por uma equipe multidisciplinar e altamente especializada, que contempla cirurgião, oncologista clínico, radioterapeuta, patologista, entre outros.


A cirurgia oncológica se consolidou como uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. Ela difere da cirurgia geral, pois tem como objetivo extinguir o câncer, com margens de segurança ou, quando isso não é possível, proporcionar mais qualidade de vida ao paciente. Além disso, a cirurgia oncológica também é necessária, em alguns casos, para o estadiamento do câncer, quando o diagnóstico só pode ser comprovado com a realização da cirurgia.


Um cirurgião com especialização em oncologia vai ter a condição de identificar a melhor conduta de tratamento para cada paciente, se a cirurgia deve ser a primeira opção, se será necessário, por exemplo, fazer a quimioterapia antes da cirurgia, ou paralelamente. A experiência em oncologia permite uma visão geral de todas as alternativas de tratamento, um olha global com o foco no melhor resultado para cada caso.

653 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page