O CA-125 é um marcador tumoral avaliado pelo exame de sangue, cujo resultado pode indicar a suspeita de uma doença ou condição, entre elas o câncer de ovário. Essa análise pode ser feita também para monitoramento de pessoas com maior risco de ter um tumor ovariano. No entanto, não se trata de um exame que define o diagnóstico do câncer, por isso é preciso entender melhor a importância desse marcador tumoral.
A sigla CA-125 significa Antígeno Carboidrato 125. Essa é uma proteína localizada principalmente em células do tecido do ovário, mas também é produzida em menor escala por outros tecidos do corpo. O exame com o marcador tumoral CA-125 pode ser feito com a retirada de uma pequena amostra de sangue e não é necessário ter restrições na dieta ou algum tipo de preparo especial para esse teste.
O teste CA-125 não pode ser utilizado para detectar o câncer, mas sim para auxiliar no diagnóstico, monitorar ou acompanhar o tratamento. Isso ocorre porque o resultado pode apresentar "falso positivo" ou "falso negativo", ou seja, ter um índice normal mesmo quando o paciente tiver câncer (falso negativo) ou estar elevado apesar de não ter o tumor (falso positivo). Por isso, essa análise não é indicada para rastreamento do câncer de ovário.
Quando um exame CA-125 deve ser usado?
Essa análise pode ser importante para:
Mensurar se o tratamento para câncer de ovário está sendo efetivo. Se os números diminuírem ao longo do tempo, pode ser um bom indicativo;
Monitorar a possível recidiva de um câncer de ovário após a conclusão de um tratamento bem-sucedido. Deve ser realizado a cada poucos meses ou a cada ano durante o processo natural de acompanhamento do paciente;
Examinar pessoas com alto risco de câncer de ovário, como as portadoras de mutação genética BRCA;
Ajudar na avaliação de uma pessoa com sintomas de câncer de ovário.
Como entender o resultado do CA-125?
O exame do marcador tumoral será contabilizado em um número. O resultado será considerado normal caso varie entre 0 e 35 U/mL. Valores acima desse índice podem requerer uma investigação adicional pelo médico.
Ter um resultado acima de 35 U/mL não confirma o diagnóstico de uma doença - afinal, há o risco de falsos positivos, mas pode ser um indicativo de condições como endometriose, miomas uterinos, doenças inflamatórias na região da pelve e cânceres, não só de ovário, mas também de endométrio, mama, pâncreas e fígado.
Comments