top of page

Quando procurar a avaliação de um médico urologista

A urologia é a especialidade médica responsável por tratar as doenças que acometem os órgãos do trata-urinário de mulheres e homens (os rins, a bexiga, os ureteres, a uretra) e também dos órgãos reprodutores masculinos (próstata, pênis, testículo, vesículas seminais, ductos deferentes e epidídimos) e das adrenais, ou seja, as glândulas suprarrenais que produzem hormônios importantes como a adrenalina e o cortisol. Dentre as doenças que são tratadas pelo urologista estão as infecções, inflamações, cálculos renais, incontinência urinária, infertilidade.




Para se tornar urologista, após a graduação em medicina, é preciso fazer residência médica em cirurgia geral e também em urologia. São muitos anos de estudos para se tornar um especialista. Quanto mais especializado for o médico mais conhecimento ele terá sobre aquela área da medicina.


Geralmente, quando não existe histórico de doença, a recomendação para os homens é que busquem uma avaliação do urologista a partir dos 50 anos de idade, quando deve ter início o rastreamento para o câncer de próstata, se não houver casos de câncer na família. Já as mulheres não têm indicação de idade. Porém se surgir algum sintoma abaixo de alteração no funcionamento do organismo, que não melhora, uma consulta com o Urologista deve ser marcada para avaliação. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores são as chances de sucesso no tratamento.


· Dor abdominal ou lombar que não melhoram

· Desconforto ao urinar ou incontinência urinária

· Hematúria (sangue na urina)

· Diminuição do fluxo urinário

· Sangue no esperma

· Verrugas penianas

· Dor no pênis

· Dor nos testículos

411 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page