Saúde em dia. Prevenir é sempre melhor

Atualizado: Jul 22

Para atingir um objetivo, o primeiro passo é fazer um plano, definir nossas metas pessoais. Fazer uma viagem, comprar um carro, uma casa, casar, mudar de emprego, começar um novo curso, ter um filho, emagrecer. São tantos alvos e muitas vezes, por acharmos que está tudo bem com a saúde, deixamos esse item para segundo plano.


Não faça isso. É sempre melhor prevenir. A saúde deve ser prioridade, afinal sem ela os outros alvos muitas vezes não poderão ser realizados. Adotar hábitos mais saudáveis é a chave para começar, mesmo que seja devagar, aos poucos. São atitudes que contribuem, inclusive, para a prevenção do câncer. 


Então vamos lá. Abra o seu planejamento e inclua suas metas, mas não vale ficar só no papel. A atitude é primordial para chegar ao final do ano com uma nova rotina de vida e com muito mais equilíbrio e saúde.


Abandonar o cigarro. O tabagismo é o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer. Ao fumar, são liberadas mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Além disso, o fumo também provoca doenças cardíacas, respiratórias e vasculares. Hora de parar. O benefício para a saúde começa imediatamente.


Mudar hábitos alimentares Adote uma dieta variada, rica em frutas, legumes, verduras, fibras e pobre em açúcares, gorduras, carne vermelha e processada, defumados e embutidos.


Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas. Beber com moderação. O álcool em excesso além de contribuir para o desenvolvimento do câncer, principalmente de cabeça e pescoço , intestino, esôfago e fígado, também traz outras complicações para a saúde. 


Ter um peso adequado. Estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver câncer. A obesidade é um dos fatores de risco para diversos tipos de doenças. É importante controlar o peso por meio de uma boa alimentação e da prática de atividades físicas. 


Começar a praticar atividades físicas regularmente Ginástica, musculação caminhada, dança, corrida ou até mesmo trocar o elevador pelas escadas, descer do ônibus ou metrô duas quadras antes, levar o cachorro para passear, cuidar da casa. Procure algo que te dê prazer e inclua em sua rotina. O sedentarismo é muito prejudicial. A atividade física contribui para a manutenção do peso, traz mais disposição, previne o câncer e outras doenças.


Marcar consulta médica e fazer os exames anuais

Buscar informações na internet é válido, desde que seja em sites confiáveis, mas isso não substitui a consulta com o profissional de saúde. Por isso, vá regularmente ao médico, ao menos uma vez no ano e faça os exames necessários e recomendados para sua idade.


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Médico responsável: Dr. Gustavo Cardoso Guimarães - CRM/SP 80506
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