top of page

Seis fatos sobre o cigarro eletrônico

Atualizado: 16 de set. de 2020

São muitas as campanhas de conscientização sobre os malefícios do tabagismo. Ele é uma das principais causas de desenvolvimento do câncer, não só o de pulmão, além de outras doenças. Mais de 8 milhões de pessoas morrem todos os anos em decorrência dele.


É fato o mal que causa. por isso, outras opções surgem com a promessa de não fazer mal. É o caso do cigarro eletrônico. Não se iluda, ele não é um herói que vai salvar as pessoas do vício do tabaco.

Reunimos aqui 6 fatos sobre o cigarro eletrônico que você precisa conhecer.


1. O cigarro eletrônico é caracterizado como um dispositivo eletrônico para fumar (DEF), que utiliza bateria e que contém um compartimento onde fica o líquido que será vaporizado e aspirado pelo usuário, que quase sempre, contém propilenoglicol, glicerina vegetal, água, nicotina e aromatizante. Ele oferece uma experiência semelhante à inalação do tabaco, mas sem a fumaça


2. Estima-se que a temperatura de vaporização possa atingir 350°, fato que pode induzir reações químicas e mudanças físicas nos compostos, formando outras substâncias que podem ser tóxicas.


3. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a comercialização, importação e propaganda do cigarro eletrônico no Brasil


4. Um dos malefícios do cigarro eletrônico é a dependência química pelo fato dele conter nicotina. Ao usar o cigarro eletrônico a pessoa também está exposta ao risco de desenvolver doenças cardíacas, como infarto agudo do miocárdio, e respiratórias e pulmonares, além do câncer.


5. O cigarro eletrônico pode causar explosões e intoxicação.


6. O cigarro eletrônico não é um tratamento. Não há evidência científica que comprove a sua eficácia para deixar de fumar.


Mais informações sobre cigarro eletrônico podem ser acessadas na publicação Cigarros Eletrônicos: o que sabemos?, produzida pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Nacional de Câncer - INCA.


Para saber mais sobre os malefícios do tabagismo e dicas para parar de fumar, clique aqui


888 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page